Poupança

Poupar dinheiro na Iluminação e na Climatização

dinheiro extra
Written by A Carteira

Quando poupar dinheiro é o mote do dia é fundamental encontrar estratégias e dicas que tornem todo o processo mais fácil. Neste artigo mostramos-lhe como é possível poupar dinheiro na iluminação e na climatização da sua casa.

Poupar dinheiro na Iluminação

  1. Desligar todas as luzes que se encontram acesas desnecessariamente, maximizando a utilização da luz solar.
  2. Pintar as paredes e os tectos com cores claras, que reflectem melhor a luz, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.
  3. Evitar abat-jours muito opacos, já que obrigam a utilização desnecessária de lâmpadas mais potentes.
  4. Utilizar lâmpadas fluorescentes (tubulares ou compactas). Uma lâmpada convencional de 100W proporciona a mesma luz que uma lâmpada de baixo consumo de 20W (poupa 3 euros por ano por cada hora diária de utilização).
  5. Instalar sensores de movimento em locais de passagem, como por exemplo garagens e vestíbulos.

Poupar dinheiro na Climatização

  1. No Verão, utilizar estores exteriores, reduzindo a necessidade de refrigeração condicionada. Evitar também a entrada de raios solares directos durante o dia e facilitar a ventilação natural durante a noite, abrindo as janelas em lados opostos da casa.
  2. No Inverno, maximizar a exposição solar de forma a reduzir a necessidade de aquecimento e a utilização de iluminação artificial, levantando os estores e abrindo os cortinados.
  3. Fechar e calafetar devidamente portas e janelas.
  4. Ter o equipamento de ar condicionado regulado para uma temperatura adequada às condições externas (22ºC no Inverno e 24ºC no Verão).
  5. Ao comprar um aparelho de climatização verifique o isolamento da sua casa e escolha um equipamento com potência adequada.
  6. Evitar climatizar zonas da casa que não estão habitadas.
  7. Escolher vestuário adequado à estação do ano, mesmo dentro de casa.

Estas e muitas outras ideias podem fazer toda a diferença na sua fatura de eletricidade.  Quando precisamos de poupar dinheiro temos de adaptar-nos e adaptar os nossos comportamentos. Acima de tudo, reduzimos o desperdício e com isso é possível melhorar o ambiente e a sua carteira.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo