Poupança

As resoluções de ano novo que vão marcar a diferença

poupar
Written by A Carteira

Chegámos à época das resoluções de ano novo. Já fez as suas? O que quer melhorar na sua vida financeira? E quais os objetivos que quer atingir no próximo ano? Neste artigo deixamos-lhe algumas ideias para a sua reflexão.

Viver até ao fim do mês

Quem nunca passou pela experiência de não saber onde foi parar o seu dinheiro? Os exemplos são diversos de pessoas que vão fazendo as suas despesas e não sabem onde gastaram o dinheiro. Não raras vezes, deixam de viver e começam a cortar nas despesas para garantir que o salário chega ao final do mês. Com isso, deixam de fazer muitas despesas essenciais simplesmente porque faltou planeamento. Assim, por que não começar a planear com maior cautela as despesas dos próximos meses? Talvez fazer planos mensais e um plano anual mais alargado?

Falar mais sobre dinheiro

Queremos com esta ideia chamar a atenção para a necessidade de acautelar alguns problemas familiares. Uma das grandes causas de problemas familiares é um desalinhamento de objetivos e prioridades dos dois membros do casal. No próximo ano, sugerimos que se foque em falar mais sobre os vossos objetivos. Sobre marcos importantes que ambos querem alcançar. Sobre as formas de atingir estes objetivos. Sobre as dúvidas financeiras que cada um tem. Enfim, aprofundar os seus conhecimentos e a melhorar a sua vida em casal.

Pensar mais na sua família

Pensar mais nos outros dá-nos uma nova perspetiva da vida. Ajuda-nos a por as ideias em contexto. Em relativizar os problemas. Mas também pode ser um incentivo para acautelarmos o futuro de outro modo. Por exemplo, pode motivar-nos a começar um programa de poupanças para emergências. Ou a fazer um bom seguro de vida para proteger a nossa família de alguma eventualidade.

Escolher um banco mais amigo da sua carteira

Em todo este processo é fundamental trabalharmos com um banco que seja mais amigo da nossa carteira. Isto quer dizer escolher a conta bancária que melhor se adequa às nossas necessidades, seja pela disponibilização de depósitos a prazo com taxas acima da média ou seja pela disponibilização de contas bancárias sem comissões de manutenção.

Aproveite a vida

Viver uma vida financeira com algumas regras, com cautela e com planeamento permite-nos aproveitar a vida para fazermos o que mais queremos fazer. O dinheiro é um instrumento que nos ajuda a satisfazer algumas necessidades mas… é só isso. Se acautelarmos a componente financeira, teremos depois a paz de espírito para viver a vida de forma descansada e aproveitando o que realmente vale a pena aproveitar.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: