Poupança Reforma

Será que a Segurança Social deve ser privatizada?

Written by A Carteira

Nos últimos anos surgiu o fantasma da tentativa de privatização da Segurança Social. Numa altura em que não se pretende um debate informado é natural que surjam chavões que provoquem o medo e que destruam o debate. Neste artigo falamos com o anterior Ministro da Segurança Social que desmistifica este assunto.

A poupança nada tem que ver com a propriedade da gestão

Como sabemos, ao subscrever um produto de poupança temos de garantir que a equipa de gestão é competente para gerir as nossas poupanças. No entanto, é possível escolher uma gestora pública – que gere atualmente o fundo da Segurança Social e que gere o “PPR do Estado” – escolher uma gestora privada ou mesmo uma gestora mutualista.

Pedro Mota Soares fala antes da necessidade de se dar a possibilidade de escolha. E que existem alternativas públicas, privadas e mutualistas. A liberdade é um direito que todos temos e que dar liberdade não é empurrar as pessoas para o sistema público ou para o sistema privado. Mas dar a informação e criar os mecanismos e a supervisão para proteger as poupanças.

A Supervisão é fundamental

Qualquer que seja o sistema de gestão das poupanças, o papel do Estado é garantir as regras de gestão prudenciais que protejam as poupanças das pessoas. Isto porque temos de conseguir que as pessoas poupem mais para conseguir ter poupanças maiores que permitam ter as reformas desejadas. Para esta supervisão existem entidades reguladoras que criam os mecanismos necessários para que as pessoas possam fazer uso dos seus direitos.

Então porque é que não poupamos mais?

Para poupar é preciso ter rendimento disponível e é preciso ter os instrumentos que permitam obter o melhor nível de retorno, com a proteção necessária a que tenhamos uma boa experiência. Mais uma vez, reforça a necessidade de mais informação e transparência. Se as pessoas soubessem o valor da sua pensão futura iriam estar mais atentas a focos de poupança para poderem aumentar o valor dos seus ativos.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

NOS


<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo