Já se decidiu por contratar um crédito consolidado e não sabe quais os próximos passos a dar? Neste artigo vamos mostrar-lhe como pode pedir um crédito consolidado com total segurança e sem custos.
Alerta importante
Antes de começarmos deixamos um alerta. Os bancos e instituições financeiras financiam diretamente os seus clientes mas podem ter o apoio de intermediários de crédito certificados. Os intermediários de crédito são certificados pelo Banco de Portugal e têm todas as habilitações para tratar do seu processo e de forma gratuita. Infelizmente, tem acontecido que algumas entidades continuam a tentar cobrar comissões diretamente aos seus clientes, algo que é apenas possível no caso de intermediários de crédito não vinculados (um número muito reduzido de entidades). Assim, alertamos para que nunca pague comissões pelo serviço de intermediação de crédito pois este serviço é gratuito!
Conheça a sua realidade financeira
Feito o alerta, o primeiro passo para se iniciar neste percurso é conhecer a sua realidade financeira. Na prática, tal consiste em identificar o valor dos seus créditos e o valor das prestações com cada um, não esquecendo as comissões e demais custos associados. De seguida, deverá perceber qual o espaço ideal que este custo tem no seu orçamento familiar. Pode parecer que quanto menos melhor, mas se pudermos pagar uma prestação menor mas em menos tempo, acabamos por liquidar os créditos mais rapidamente.
Simule a sua nova prestação
Depois de conhecido o montante que pode suportar, é altura de visitar o simulador de crédito consolidado para perceber qual será a sua nova prestação, para o montante e prazo determinado. Sugerimos neste ponto que simule diferente casos para perceber as diferentes margens de manobra. Se precisar, peça aconselhamento quanto ao melhor cenário para o seu caso concreto.
Recolha da documentação
Tendo simulado o seu novo crédito é altura de recolher um conjunto de documentos. Falamos aqui dos típicos documentos para avaliação de um pedido de crédito, como sendo documentos de identificação, mapa de créditos do Banco de Portugal, eventualmente extratos bancários, comprovativos de vínculo contratual, entre outros. Poderá enviar esses documentos ao seu consultor de crédito para que o apoie na melhor forma de submeter o seu pedido nos vários parceiros. Aliás, ao enviar a documentação para o intermediário de crédito irá ver o seu pedido de crédito ser analisado por profissionais e submetido às diversas instituições financeiras no mercado. Logo, com um envio recebe simulações e/ou aprovações de diversas instituições.
Contrate o seu crédito consolidado
Depois de conhecidas as diversas alternativas para o seu caso é altura de contratar o crédito. Neste ponto, poderá ser a nova instituição financeira a liquidar os seus créditos antigos ou poderá ser o cliente a fazer isso. Recomendamos que seja a instituição financeira a liquidar os créditos pois assim garantimos que tudo corre conforme o previsto e que não temos tentações de consumo (já vimos muitos clientes pedirem um novo crédito e não liquidarem os créditos antigos, o que agrava em muito o seu risco de crédito).
Aproveite o melhor da sua vida
Contratado o novo crédito e liquidadas as suas dívidas é altura de usar a sua poupança para ter mais qualidade de vida. Tem agora o descanso para aproveitar a sua vida e para se preocupar com outras coisas que não o dinheiro. Pode, ainda, aproveitar a poupança para reforçar as suas poupanças ou para fazer amortizações antecipadas ao seu novo crédito sempre que desejável. Ganha sempre. Melhora a sua vida.