Crédito

Fazer crédito consolidado mancha o nome no Banco de Portugal?

solução
Written by A Carteira

Concluiu que o crédito consolidado é uma boa solução que lhe permite poupar muito dinheiro com os seus créditos mas tem medo que o seu nome fique manchado junto do Banco de Portugal? Neste artigo vamos desfazer um mito que o vai ajudar a otimizar as suas finanças.

O que é um crédito consolidado?

Não nos vamos deter muito sobre o que é e para que serve o crédito consolidado pois assumimos que já sabe a resposta a essas questões. Se precisar de mais esclarecimentos sugerimos que consulte o nosso artigo sobre o que é o crédito consolidado. Dito isto, queremos apenas reforçar que o crédito consolidado é um contrato de crédito como todos os outros. Como sabe, podemos ter crédito para compra de casa (crédito Habitação), para a compra de um automóvel (crédito automóvel) ou um crédito para fins pessoais (crédito pessoal). O crédito consolidado é um destes créditos que tem como finalidade a liquidação de outros créditos.

Em que difere o crédito consolidado de um crédito pessoal?

Vimos que o crédito consolidado é um tipo de crédito que tem como finalidade a liquidação de outros créditos. Assim, percebemos que uma das grandes diferenças para o crédito pessoal consiste na finalidade. Mas não é esta a única diferença. Como o crédito consolidado é destinado a reduzir prestações com créditos, os critérios de aprovação são distintos. Ou seja:

  1. No crédito pessoal, teremos o aumento da taxa de esforço, pelo que o risco financeiro aumenta com o aumento dos custos mensais do agregado;
  2. No crédito consolidado, teremos uma redução das prestações, pelo que o cálculo da taxa de esforço será efetuado tendo por base a nova prestação com crédito e não as prestações com os créditos que tem em curso.

Tendo dito isto, não defendemos que o crédito pessoal é mais restritivo do que o crédito consolidado. Antes pelo contrário. Tipicamente, quem tem vários créditos de curto prazo (créditos pessoais, cartões de crédito e descobertos bancários) poderá passar a imagem de descontrolo financeiro.

Conclusão

Pelo exposto, percebemos que o crédito consolidado não mancha o nome no Banco de Portugal, visto ser um crédito como todos os outros. Os critérios de aprovação serão semelhantes aos critérios de aprovação de um crédito pessoal. Depois de feito, o crédito consolidado reduz a taxa de esforço e melhora a qualidade de crédito do cliente. Fantástico, não?

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: