Disseram-lhe que é possível pedir um crédito se tiver o nome manchado no Banco de Portugal? Precisa de resolver situações de incumprimento e considera que o crédito consolidado pode ser a solução? Vamos ver de seguida alternativas para resolver problemas financeiros.
Desfazendo um mito
É fundamental ter em mente que um crédito consolidado é um crédito pessoal como todos os outros. Ou seja, ao contratar um crédito consolidado o que estamos a fazer é a pedir a um banco um novo crédito para liquidar um conjunto de outros créditos. Logo, a forma de análise do risco da operação é em tudo idêntica à análise dos outros créditos.
Tendo isto em mente e assumindo que os bancos querem financiar apenas os clientes que tenham viabilidade para pagar as prestações de acordo com o contratado, percebemos que nenhum banco concede um crédito a clientes que tenham incumprimentos, sejam eles atrasos de pagamentos pontuais ou atrasos mais prolongados (créditos abatidos ao ativo ou afins).
Como saber se temos o nome manchado?
Para perceber se temos o nome manchado no Banco de Portugal, temos de aceder ao site do Banco de Portugal e, na posse do nosso número de contribuinte e senha de acesso ao portal das finanças, solicitar o mapa do último mês. É simples. Se existir algum crédito em atraso teremos uma referência a sombreado que indica que existe algum tema que teremos de solucionar.
Como resolver este problema?
Ter o nome manchado é o mesmo que dizer que alguma coisa falhou. Logo, teremos de perceber o que terá corrido mal e o que poderemos fazer. Tenha em mente que os bancos querem muito que os contratos sejam cumpridos, pelo que estão na disposição de encontrar soluções, como a atribuição de períodos de carência, o aumento dos prazos de pagamento ou a reestruturação dos contratos que temos. Existem soluções, ainda, que podem passar pelos tribunais. São casos mais complicados que podem passar por planos de pagamento ou por insolvências.
Conclusão
Pelo exposto, a solução para quem tem o nome manchado passa por contactar o seu banco ou os seus bancos (em caso de ter vários créditos em curso), para garantir que reativa os contratos. Poderá ficar com a referência que o crédito foi renegociado por incumprimento (o que limita o acesso ao crédito). Mas garante que não acumula juros de mora e outras comissões e custas que podem ser muito difíceis de liquidar mais à frente.
E depois de resolver o problema?
Depois de resolver o problema com os seus créditos já poderá voltar a pedir crédito. Tendo tudo regularizado, bastará esperar algum tempo para submeter o seu pedido de crédito consolidado. Isto, claro está, se não ficar com aquela referência à renegociação por incumprimento.