Crédito

Quando não vale a pena fazer um crédito consolidado

cautela financeira
Written by A Carteira

O crédito consolidado pode ser um sonho ou pode ser o início de um pesadelo. Sim, nem tudo são rosas e é preciso ter cautela quando pedimos um crédito, qualquer que ele seja. Neste artigo vamos dizer-lhe quando não vale a pena e quando não deve fazer um crédito consolidado.

Porque é o crédito consolidado diferente?

O crédito consolidado tem sido visto como uma solução para muitos problemas financeiros. E é visto como uma solução porque, de facto, pode resolver-lhe problemas de excesso de endividamento ou de taxas de esforço mais elevadas. E isso é muito bom. Assim, por esta via, o crédito consolidado é diferente porque é um crédito que pode ser o início de uma vida financeira reabilitada.

Porque pode o crédito consolidado ser um pesadelo?

Aqui a pergunta talvez não esteja tão bem formulada pois acreditamos que o que torna algo bom ou mau é a utilização que dele fazemos. Como vimos, a consolidação pode ser positiva mas também pode ser um pesadelo. E tudo isso depende da utilização que fazemos do crédito. Logo, devemos considerar alguns alertas ou riscos:

  1. Sinais de descontrolo financeiro – O crédito consolidado ajuda-nos a reduzir prestações ao juntar vários créditos. No entanto, não nos leva a questionar porque fizemos determinado crédito. E aqui pode estar a fonte dos problemas. Podemos ter feito o crédito por descontrolo, por consumismo, por falta de planeamento ou por necessidade. É fundamental questionar-se sobre os seus comportamentos do passado pois o crédito consolidado vai limpar a nossa consciência. Vamos estar rapidamente prontos para outra.
  2. Sensação de riqueza – O crédito consolidado passa-nos uma falsa sensação de riqueza. Em muitos casos, passamos de uma vida com mais mês do que ordenado para dispormos de bastante liquidez mensal. E com isso ficamos com uma falsa sensação de possibilidades financeiras. O problema é que nada mudou. Mantemos o mesmo volume de crédito. Talvez aumentemos o prazo. Mas a dívida está lá. Então, como nos enganamos a nós próprios, acabamos por aumentar o nosso padrão de vida ou mesmo por fazer novos créditos.
  3. Andamos na corda bamba – Somos da opinião de que o crédito, quando bem utilizado, pode trazer um grande conforto e qualidade de vida sem com isso prejudicar a sua vida financeira. No entanto, jogar com créditos e com créditos consolidados e repetir o processo acaba por nos colocar na corda bamba. Ou seja, vivemos numa situação de grande risco que facilmente pode virar-se contra nós. Imagine agora que tem uma situação de baixa ou de desemprego e que fica com menos rendimento para fazer face aos pagamentos. Aí começam os pesadelos.

Ainda tem dúvidas?

Como vimos, o crédito consolidado pode facilmente passar de bestial a besta. Tudo depende da utilização que dele fazemos. Nada como um bom conjunto de regras e de autocontrolo e disciplina para tirarmos o melhor proveito desta solução financeira. Dito isto, pode fazer sentido tirar as suas dúvidas junto de um consultor que já acompanhou muitos processos como o seu. Preencha o simulador de crédito consolidado e fale com alguém de confiança.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: