Crédito

Comprar casa. Qual a melhor idade?

Comprar casa
Written by A Carteira

Não existe a idade “certa” para comprar casa. É preciso analisar a sua situação pessoal, profissional e familiar atual e procurar perspetivar o que irá acontecer no futuro. Decisões como casar, ter filhos ou vivenciar uma experiência profissional no estrangeiro podem ter um enorme impacto na decisão de comprar casa. A compra de casa é o maior investimento que a maioria das pessoas faz ao longo da vida, e esse estatuto de proprietário pode ajudar ou prejudicar a sua vida financeira e pessoal.

Quando deve comprar casa?

Comprar casa pode beneficiá-lo em qualquer idade, novo ou velho, desde que estejam reunidas as seguintes condições:

  • Conseguir pagar as prestações e despesas mensais da sua casa.
  • Conseguir aprovar um empréstimo com boas condições (ou melhor ainda, pagar em dinheiro).
  • Planear manter a casa por tempo suficiente que o permita recuperar os custos associados à compra da casa (Comissões, impostos…), bem como qualquer redução no preço provocada por uma alteração no mercado.
  • Ter capacidade para viver com o risco, incluindo despesas com manutenções surpresa ou a perda de valor do imóvel.
  • Estar pronto para a responsabilidade de ter e de manter uma casa.

Nada disto significa que seja irresponsável se não comprar uma casa até uma certa idade. Possuir uma casa pode ser um investimento caro, demorado e frustrante. O arrendamento também tem um conjunto de desafios, mas é muito mais fácil fazer as malas e sair quando a única coisa que o atrapalha é um contrato de curto prazo ou aviso prévio de 120 dias.

Quais as razões para comprar uma casa enquanto é jovem?

  • Criar riqueza: supondo que tudo corre bem, possuir uma casa é um caminho para aumentar o seu patrimonio líquido. A “poupança forçada” das suas prestações mensais ajuda a aumentar o seu capital, que poderá depois utilizar em outro imóvel ou investimento. Em vez de dar 100% da renda mensal do imóvel a um senhorio, “economiza” uma parte de cada pagamento.
  • Valorização do imóvel e aumento do preço de mercado: Não há garantia de que o imóvel irá valorizar, mas por norma é o que acontece no longo prazo. Os imóveis podem ajudar a proteger-se contra a inflação, supondo que o valor da sua propriedade acompanha o aumento dos preços dos bens de consumo. Especialmente em mercados com grande potencial de valorização, o aumento do preço da casa pode contribuir para a sua acumulação de riqueza.
  • Um lugar só seu: quando é dono de uma casa, detém o controlo total. Pode alterar a aparência para se adequar ao seu estilo, fazer melhorias que acrescentem valor e criar raízes profundas na comunidade em que vive. Não precisa da permissão de um senhorio para fazer modificações e não necessita desfazer todas as alterações para receber a sua caução.

Quais as razões para adiar a compra da casa?

  • Maior certeza: à medida que envelhece, desenvolve uma imagem mais clara da sua casa ideal. O futuro é sempre incerto, mas ganha mais informações sobre vários fatores à medida que envelhece:
    O Seu local de trabalho ou a capacidade de trabalhar à distância
    A percentagem do seu rendimento que tem disponível para pagar a prestação da casa
    A dimensão da sua família
  • Poder financeiro: A maioria das pessoas (mas não todas) ganham mais à medida que envelhecem. À medida que a idade vai avançando e a sua carreira profissional progredindo, fica mais fácil comprar aquilo que precisa e procura, sem fazer grandes sacrifícios.
    Em vez de ser “pobre na sua casa” e lidar com constantes limitações de orçamento familiar entre os seus 20 e 30 anos, pode gastar esses anos a poupar para dar uma boa entrada, viajar ou a fazer qualquer outra coisa.

Se está ansioso para comprar casa, peça ajuda a especialistas que lhe possam explicar as melhores alternativas. Em qualquer dos casos, sugerimos que faça as suas contas com bastante critério e que em caso de se decidir pela compra com recurso a um crédito habitação que procure negociar o custo, altura em que o apoio de um especialista é fundamental para conseguir o spread mais baixo.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:

SIMULE JÁ O SEU CRÉDITO COM A NOSSA AJUDA!