Finanças

Quais as alternativas aos depósitos a prazo?

depósitos a prazo
Written by A Carteira

As taxas de juro estão demasiado baixas. Isso é bom para quem tem créditos mas tem penalizado bastante todas aquelas pessoas que têm alguma poupança para rentabilizar. Se sabe que os depósitos a prazo estão com taxas próximas de zero, saiba agora quais as alternativas para rentabilizar o seu dinheiro.

Aproveite programas de bonificação

Se é adepto incondicional dos depósitos a prazo e se tem conta num banco tradicional, sabe certamente que o seu dinheiro não está a ser bem rentabilizado. Com grande probabilidade a taxa de retorno que lhe dão é… zero? Bem, existem bancos que lhe dão ainda boas taxas de juro nos depósitos, mas é preciso pesquisar e estar disposto a mudar para tal.

Querendo fazer um depósito a prazo, sugerimos que pesquise por programas de bonificação em que lhe são propostas taxas de juro um pouco mais interessantes, como o caso do Programa de Pontos do ActivoBank.

Produtos de aforro do Estado

Os produtos de poupança e aforro do Estado ainda conferem taxas de retorno superiores à generalidade dos depósitos a prazo. Têm algumas características que podem ser interessantes, nomeadamente o montante mínimo de investimento (em alguns casos muito reduzido), o nível de risco e os prazos de investimento.

Seguros financeiros

Existem diferentes tipos de seguros financeiros mas os que mais se assemelham aos depósitos a prazo são os chamados seguros de capitalização. Na prática, ao contratar um seguro de capitalização está a constituir uma poupança, tipicamente com capital e taxa garantida e com uma taxa de imposto mais baixa do que a aplicável aos depósitos a prazo. Tenha em mente que estes produtos são pensados para o investimento de médio prazo, nomeadamente para prazos superiores a 5 anos.

Fundos de investimento

Uma última alternativa aos depósitos a prazo são alguns fundos de investimento. Os fundos de investimento são aplicações financeiras que permitem investir de forma diversificada num conjunto vasto de ativos. Embora não exista garantia do capital investido, os fundos mais comparáveis com os depósitos a prazo são aqueles que investem em ativos menos arriscados, como alguns tipos de obrigações.

Existem diversos fundos de investimento que são geridos por outras tantas sociedades gestoras. Assim, sugerimos que pesquise as diferentes alternativas ao seu dispor e que procure conhecer mais sobre estas aplicações.

Muitos investidores têm olhado para o mercado imobiliário como uma alternativa aos depósitos a prazo o que tem provocado uma subida dos preços, levando cada vez mais pessoas a pensar que o mercado imobiliário está a viver uma bolha. O certo é que existem alternativas aos depósitos a prazo para que possa fazer esticar as suas poupanças.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: