Crédito

Crédito Habitação a 100% – é possível?

crédito a 100%
Written by A Carteira

Quem está minimamente atento tem percebido as alterações no mercado imobiliário em Portugal. As rendas sobem. Os preços sobem. E as pessoas têm de viver em algum sítio. Neste artigo vamos explorar alguns detalhes sobre o crédito habitação e desfazer um mito: será que é possível ter crédito habitação em 100%?

O mercado imobiliário está doido?

Temos visto cada vez mais notícias que falam sobre a subida de preços dos imóveis, com especial destaque nas grandes cidades. Há quem fale de bolha imobiliária. Há quem diga que a subida está cá para ficar. O certo é que a subida dos preços das casas leva também à subida das rendas praticadas. Aliás, vemos muitos relatos de pessoas a quem as rendas foram aumentadas para o dobro (ou mais) no momento da renovação dos contratos.

Este comportamento pode levar-nos a perguntar se não estará tudo doido? Onde vamos viver e como poderemos manter a qualidade de vida que merecemos se não temos rendas acessíveis? E quais as alternativas?

O crédito habitação voltou a ser uma alternativa!

No cenário atual e tendo em conta o atual nível das taxas de juro, o crédito habitação voltou a ser uma alternativa. A economia melhorou, temos mais emprego e mais rendimento disponível. As casas valorizam e os bancos têm mais garantias. Assim, a concessão de crédito aumentou e com ela a concorrência ao nível dos spreads. O crédito habitação é uma alternativa válida para quem quer ter uma habitação com uma renda mais reduzida. Mas não sem regras.

Será que voltámos aos tempos de crédito a 100%?

A resposta é não. Estávamos a caminhar nesse sentido mas o Banco de Portugal veio colocar um travão e não quer que os bancos emprestem 100% do valor da aquisição. Por outras palavras, se quer comprar uma casa tem de dispor de algumas poupanças para dar de entrada (e para financiar as despesas e os impostos).

Se está à procura de casa esta informação é muito importante pois obriga a algum critério na compra da casa ou obriga a que trate de fazer uma poupança adicional antes da compra. Depois poderá simular a sua prestação, negociar todos os custos e comissões e formalizar o crédito habitação.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:



<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo