Depois da crise, as festas de casamento reassumem um lugar de destaque. Mas não quer dizer que possa gastar dinheiro sem pensar. Com a época de casamentos a fervilhar, pelo menos até Outubro, damos-lhe 10 sugestões sobre as melhores formas de poupar nos presentes de casamento.
As uniões são actos simbólicos de peso. Quando unimos a nossa vida à de alguém, é normal gostarmos de partilhar essa alegria com os que nos são mais próximos, seja em que formato for.
Mas o que é simbólico e vai deixar-nos boas recordações para a vida, não precisa de ser necessariamente dispendioso.
Contudo, o presente pode ser uma dor de cabeça, dado que tem de contar com orçamento também para roupa, deslocações, despedida de solteiro/a, etc.
Atente nestas ideias:
- O melhor da lista – Se existir lista de casamento, veja-a logo assim que a receber. Os presentes mais em conta são os primeiros a ser reservados. Se deixar para o fim, ficará por certo com os itens mais caros.
- Seja criativo – Use os seus dotes pessoais e poupe com isso. Já pensou nas suas habilidades pessoais e até profissionais? Tem jeito para design, para vídeo e fotografia, para pôr música, para costurar, para arranjar cabelos ou até para cantar? Ofereça-se com antecedência para fazer esses serviços aos noivos (caso o faça com profissionalismo suficiente!).
- Faça você mesmo – Fabrique o seu próprio presente. Receber um presente personalizado e significativo – que pode ter a ver com o seu jeito pessoal para alguma arte e com a história dos noivos – perdurará na memória e no coração dos seus amigos. A peça mais cara do melhor serviço da lista de casamento, ninguém sabe quem ofereceu passados poucos anos. Tem ainda hipótese de pedir a alguém que o faça, com ideias suas, a um preço mais económico que a maioria dos presentes clássicos. Já pensou num vídeo/animação com a história do casal, um álbum de fotografias especial ou até uma história escrita e animada com as suas ideias? Com a ajuda de amigos e família dos noivos não será difícil reunir algum material, se precisar.
- Ofereça ou planeie experiências – Oferecer, organizar e proporcionar experiências é comprovadamente mais marcante do que oferecer bens materiais. A geração millennial já sente bem isso. Há várias empresas que têm pacotes de experiências, desde um jantar com características especiais, uma escapadinha de fim-de-semana, uma massagem para dois ou até bilhetes para um espectáculo. Pode optar por ser você a organizar o fim-de-semana, marcando uma ou duas noites num simples hostel ou alojamento tipo Airbnb, e um guia detalhado, feito por si, dos locais de interesse a visitar, etc. Pode ainda encher a dispensa e frigorífico dos noivos, como surpresa. Outra ideia é a de preparar uma surpresa em casa deles, cheia de balões e estendais de fotografias, obrigando-os a retirar objectos do chão para entrar nas divisões e alcançar as fotos. Ou até organizar um jogo de pista, uma espécie de peddy papper para encontrarem o presente no bairro onde moram, por exemplo.
- Presentes universais – Há coisas específicas que podem não estar na lista, mas a que a maioria das pessoas dá uso. Falamos de máquinas de café, pequenos aparelhos de cozinha ou malas de viagem, por exemplo. Se sabe que vai ter um casamento, aproveite os saldos e adquira um destes presentes universais com bons descontos.
- Presentes colectivos – Junte-se com outros amigos ou familiares dos noivos. Os presentes no colectivo saem mais baratos e podem ser uma boa alternativa a listas com presentes dispendiosos. Se conseguir juntar um número simpático de pessoas, o presente poderá ser melhor, claro está, e até mais personalizado, uma vez que conhecem o gosto dos noivos e podem escolher algo ao estilo deles.
- Ajuda é bem-vinda – E se for madrinha ou padrinho, ainda mais. Pergunte aos noivos o que precisam. Toda a ajuda é necessária e é um dos maiores presentes que pode oferecer (independentemente de oferecer depois uma lembrança à parte). Até pode responsabilizar-se por, por exemplo, tratar e oferecer as lembranças para os convidados do casamento. Ou tratar do bolo, da informação logística a passar aos convidados, fazer de motorista, etc.
- Solidariedade – Faça um donativo solidário em nome dos noivos para causas que lhes sejam caras. Seja para uma ONG, para uma instituição cultural, para um hospital ou algo que apoiem e a que estejam ligados. Este tipo de acção é cada vez mais valorizada pelas pessoas que compreendem a importância de contribuírem para a sua comunidade.
- Assinaturas e Cartões Cultura – Se os seus amigos são fãs de séries e cinema em geral, música, livros ou espectáculos uma boa ideia é oferecer-lhes uma subscrição tipo Netflix por alguns meses, ou mesmo um cartão presente de cadeias tipo Fnac ou Bertrand. Há alguns teatros e salas de espectáculo com boas programações e assinaturas de temporada e também festivais que lhe permitem comprar bilhetes com bastante antecedência.
- Viagens low cost – Se procurar bastante tempo antes, pode conseguir voos bastante económicos. E também bilhetes de comboio (mesmo para destinos como Madrid). Mesmo que se junte a alguém para oferecer a viagem, será um belo presente.
Se é amigo, madrinha ou padrinho, saiba que para quem se casa o que mais importa é a sua presença e o seu cuidado, e não o valor pecuniário que pôde investir no presente. Ser presente e estar presente é uma máxima que se aplica a tudo na vida.