Poupar não faz mal a ninguém. Aliás, uma indústria inteira com o título low cost ascendeu a oferecer os menores preços, sem necessariamente muita qualidade. Mas comprar mais barato não exige parar em uma low cost, é mais uma questão de hábito e saber procurar. Neste texto daremos algumas dicas para saber onde encontrar os melhores preços sem ter que abrir mão de qualidade.
A comida é o mais fácil
Os mercados são fáceis de encontrar e eles estão a todo momento com promoções sobre a sua cabeça. É só aproveitar o melhor, sem precisar comprar apenas porque o preço está bom. Vá com uma lista ao supermercado e não saia dela, só se a oferta realmente for de chorar de emoção.
A dica aqui é ler os folhetos de promoção. Os folhetos costumam sair no meio da semana e com uma plataforma como a Kimbino não é preciso nem ter o folheto em mãos: os folhetos estão online, prontos para serem vistos no écrã do telemóvel. E não só de mercados, veja-se o exemplo do folheto Radio Popular.
Os portáteis e electrónicos são mais difíceis, mas não impossíveis
Os preços aqui em Portugal costumam ser mais caros que nos Estados Unidos, por exemplo. Mesmo assim dá para encontrar excelentes oportunidades, especialmente quando uma nova linha da marca está por chegar e os que vão sair de linha caem de preço.
Por isso a dica é ficar atento aos lançamentos e consequentemente aproveitar as promoções que irão surgir das linhas anteriores. Ainda estamos falando de produtos de imensa qualidade e que estão novos. E assim como nos mercados, olhar as promoções no Media Markt catalogo, por exemplo, pode significar grandes poupanças. Afinal, estamos a falar de produtos de grande valor agregado.
Bilhetes de avião por preços baixos
As companhias aéreas estão entre as que mais investem em publicidade na internet. É comum ver anúncios com bilhetes muito baratos para destinos desejados, seja na Europa, América do Norte ou Sul e até lugares mais afastados. Entretanto, ao entrar no sítio a decepção sempre chega: as datas não são interessantes, há taxas escondidas e o bom não é tão bom assim.
Aqui o ideal é entrar em um site como o Skyscanner. Este site procura em sítios de bilhetes, nas próprias companhias aéreas e até em combinações de voos de companhias diferentes. As datas também podem ser flexíveis para quem quer aproveitar as promoções e não tem datas exatas para viajar.
Outra dica é ter paciência. É muito comum a alteração de preços de um dia para o outro e até de hora para hora. O ideal antes de fazer a compra, que resulta em um gasto considerável, é procurar bastante e nunca comprar na primeira pesquisa, a menos que o preço seja realmente sensacional.
Dicas gerais para qualquer compra
Nem todas as compras são iguais, longe disso. Mas há algumas dicas que servem para as mais diversas aquisições, independente de preço e quantidade.
- A primeira delas é ter paciência. Até podes perder uma oportunidade, mas será muito mais comum fazer uma compra melhor ao pesquisar em diversos lugares e esperar promoções, por exemplo.
- A segunda é explorar todo tipo de desconto possível. Cupons, compras em quantidade ou em grupo, promoções, nunca se recusa um bom desconto. Folhetos com boas ofertas também são muito bem-vindos.
- E a terceira é confiar na tecnologia. Sítios, apps, fóruns e até as redes sociais são excelentes para saber onde comprar, o que está barato e ainda comparar productos com avaliações de usuários.
Estas e outras dicas podem fazer a diferença e podem ajuda-lo a poupar dinheiro sem muito esforço. Por que não tentar aplicar estas dicas?