Empreendedorismo Opinião

Será que ainda vale a pena investir em imobiliário em Portugal?

Written by A Carteira

Esta é uma pergunta de um milhão de euros. Depois da subida de preços nos últimos anos, fica a questão: será que ainda é rentável investir no imobiliário em Portugal? Como analisar? Perguntámos a Francisco Horta e Costa, Diretor Geral da CBRE em Portugal.

Comparar as taxas de retorno

Ao analisar um investimento, uma das principais variáveis a considerar são as taxas de retorno do investimento. Como sabemos, a taxa de retorno é a relação entre o rendimento (líquido de custos) e o valor do investimento.

Um mecanismo mental que é muito utilizado atualmente é comparar as taxas de retorno do imobiliário com as taxas obtidas os depósitos a prazo. Se atualmente os depósitos nos conferem retornos muito perto de 0.15% a 0.20% ao ano, o imobiliário confere no mínimo retornos de 3.5%. Será de esperar um retorno entre 3.5% e 5% ao ano, ao atual nível de preços.

Quem beneficia destas taxas de retorno?

Podemos pensar que para que o investidor tenha um nível de retorno elevado esse retorno tem de ser conseguido à custa do arrendatário. No entanto, convém não esquecer que os arrendatários também necessitam de ter casas para arrendar. Logo, tem de existir um equilíbrio saudável entre estas duas entidades:

  • Investidor – Procura retorno no seu investimento;
  • Arrendatário – Procura imóveis para arrendar, o que atualmente não abunda.

As variáveis são saudáveis ao investimento!

Atualmente, depois da subida dos preços do imobiliário e tendo em consideração as atuais taxas de juro de mercado, as taxas de retorno do investimento imobiliário revelam-se como interessantes para muitos investidores, o que poderá continuar a servir de suporte aos preços dos imóveis.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:



<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo