Empreendedorismo

Plano de negócios – porque tem de ter um?

Compras online - Poupar em livros
Written by A Carteira

Muitos empresários olham para os planos de negócios apenas como formas de captar financiamento. No entanto, o financiamento é apenas mais uma utilização do plano de negócio. Neste artigo vamos mostrar as valias de ter um plano de negócios bem pensado.

Os negócios têm muitas facetas

Antes de começarmos é importante reforçar a ideia introdutória. Uma empresa tem diferentes pilares que se complementam e reforçam. Tem a componente de marketing, de recursos humanos e também uma componente financeira. Mas a componente financeira, apesar de ser fundamental, não é a única. Não podemos olhar apenas para um plano de negócios no campo do investimento.

Uma ferramenta fundamental ao seu dispor…

O plano de negócios é uma ferramenta essencial para quem quer controlar e prever a evolução do seu negócio. Controlar porque obriga a fazer uma análise detalhada a todos os pilares abordados anteriormente. Prever porque nos ajuda a projetar a evolução destas várias rúbricas para os próximos anos.

Um plano de negócio responsabiliza-o

Quem gere um negócio sabe que costuma estar sozinho na cadeira de controlo. Apesar de ter de prestar contas aos clientes não tem de prestar contas a um chefe o que acaba por ser um grande desafio em termos motivação. Um plano de negócios é uma ferramenta que o obriga a comprometer-se com um plano de ação e se bem atualizado (em parceria com um sólido serviço de contabilidade) permite fazer um bom controlo de gestão.

A solidez do seu negócio vai atrair talento

Um último ponto que importa ter sempre presente é que um sólido plano de negócio, bem estruturado e com clareza irá ser meio caminho andado para reter e atrair talento. São poucos os profissionais que querem entrar num barco a afundar. São poucos aqueles que querem mudar de emprego para uma empresa sem rumo. Assim, ter a sua ideia bem definida e uma estratégia coerente são fatores essenciais para atrair os melhores talentos. E com os bons talentos vêm os melhores resultados.

Se ainda não fez o seu plano de negócio sugerimos que procure ocupar algum tempo para definir um plano coerente mas que não seja demasiado burocrático. Fazer o seu plano de negócio vai fazer com que pare para pensar, algo que é muito difícil para quem gere um negócio. Para o ajudar sugerimos que conheça os 7 elementos essenciais num plano de negócio.

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário:



<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo