Emprego

Entrevista de emprego
5 conselhos importantes

Quando é chamado para uma entrevista de emprego, tem uma grande oportunidade em mãos e deve-se comportar à altura. É senso comum saber que se têm que cumprir algumas regras de etiqueta e manter um bom comportamento. No entanto, muitas vezes, isso por si só não chega. Aqui ficam algumas dicas que podem (e devem) fazer a diferença, pela positiva.

Conclua em grande

Acabe as suas ideias em grande. Sempre que contar uma história ou falar de uma experiência profissional, procure concluir a sua ideia com uma frase positiva. O seu entrevistador vai memorizar o que lhe diz com uma ideia-chave e se conseguir que esta seja positiva, ganha logo pontos para quando estiverem a comparar os entrevistados. Por exemplo, fale de um projecto que lhe correu bem e em que no fim foi promovido. Assim, a pessoa que o entrevistar associa-lhe boas ideias: projecto, acção, sucesso, promoção.

Prepare-se para perguntas absurdas

Prepare as perguntas absurdas. Já todos ouvimos falar das histórias das temidas perguntas que parecem impossíveis e às quais o entrevistador pede para responder. Entenda que, na maior parte destes casos, estas questões não têm uma resposta certa mas servem apenas para testar o seu raciocínio e capacidade de desenvoltura. Se lhe perguntarem quantos supermercados existem na sua cidade, explique que, por exemplo, sabe que existem 5 na sua vila que representa 10% do tamanho da cidade. Logo, ao todo devem existir por volta de 50. Não se preocupe se a sua resposta for muito imprecisa: é o seu pensamento que pretendem avaliar.

Seja genuíno

Não caia na tentação do sorriso amarelo. As perguntas difíceis podem também ser feitas não para testar o seu raciocínio, mas antes a sua reacção face ao inesperado. Encare as situações com bom humor e não fique inibido ou defensivo se ficar desconfortável. Evite os sorrisos amarelos e procure contornar a situação encarando-a com confiança. Se reage bem face ao entrevistador, o mais provável é que ele creia que reage bem também com os seus colegas ou clientes de trabalho.

Faça perguntas e seja curioso

Faça perguntas. Se fizer perguntas de volta não só se mostra interessado e informado, como também apresenta iniciativa e certeza. Opte por perguntas que mostram que fez uma pesquisa sobre a empresa e que a estudou antes de chegar à entrevista. Não demasiado básicas ou superficiais, claro. Aproveite para saber quais as políticas de recompensas e promoções da empresa ou outras questões que lhe podem interessar.

Nunca se esqueça que vai ser avaliado

Big Brother is watching you!” Esteja pronto para ser avaliado em tudo o que faz. Desde que entra no edifício, ao modo como se apresenta, como fala com o recepcionista e como se comporta durante e quando sai da sua entrevista. Por vezes, até os seus perfis das redes sociais são analisados. Seja comedido, cordial e educado durante todo este período e vai ver que fica um passo à frente dos seus concorrentes.

Bom trabalho e boa sorte!

Sobre o autor

A Carteira

Deixe o seu comentário:



<%-- negocios e empreendedorismo --%> Blogs do Ano - Nomeado Negócios e Empreendedorismo