Crédito

Dicas para ter um crédito habitação aprovado

crédito habitação
Written by A Carteira

Os bancos querem conceder crédito habitação. Estes processos são cada vez mais rápidos e tem sido mais fácil ter acesso ao crédito. No entanto, neste artigo deixamos-lhe algumas dicas para que tenha o seu crédito aprovado com mais facilidade e com um custo mais baixo.

Seja verdadeiro

Um negócio financeiro é um negócio de confiança. Quem lhe empresta dinheiro está a confiar que terá as condições para lhe devolver o dinheiro e no caso do banco pagar também os juros devidos. Uma relação de confiança exige que seja sempre verdadeiro. Existem muitas fontes de informação e o pior que pode acontecer é que seja apanhado em falsas declarações. Seja verdadeiro. Sempre.

Procure ter dois titulares no contrato

Quanto mais pessoas estiverem envolvidas num processo de crédito maiores deverão ser as garantias que são dadas ao banco. Tendo dois titulares terá tendencialmente mais rendimento e menos risco.

Tenha em atenção à estabilidade dos seus rendimentos

Quando falamos de estabilidade de rendimentos falamos da natureza do contrato de trabalho (idealmente deve ser efetivo) e do peso dos rendimentos variáveis no seu salário. Por exemplo, horas extraordinários, subsídios e outros elementos incertos conferem algum risco à operação.

Tenha dinheiro para dar de entrada

Atualmente não é possível ter acesso a financiamento de 100%. Assim, esteja preparado para dar pelo menos 10% de entrada e saiba que quanto mais der de entrada (e menos de crédito) maior será a sua garantia, menor o risco e consequente menor o custo.

Tenha atenção à sua taxa de esforço

Ter uma baixa taxa de esforço significa que terá mais rendimento disponível para as suas despesas mensais. Quanto menor for a taxa menor o risco e consequentemente melhor o custo do crédito. Tenha em mente que para baixar esta taxa de esforço deverá negociar a compra (para baixar o valor do financiamento) e negociar o melhor crédito habitação.

Cuidado com os fiadores

É importante nunca esquecer que um fiador é alguém que tem o dever de pagar o valor em dívida em caso de incumprimento. Os bancos valorizam os fiadores pois têm mais garantias mas isto acaba por prejudicar uma pessoa que nada tem a ver com a compra da casa. Saiba assim que estar a propor a alguém ser seu fiador… é muita responsabilidade.

Analise todos os custos

Os bancos não têm a faca e o queijo na mão. Quer isto dizer que pode negociar as melhores condições para o seu caso específico. Negoceie o spread mas também todos os custos que envolvem o crédito, nomeadamente o custo com o seguro de vida habitação e o seguro multirriscos.

Deixamos algumas dicas para que consiga ter o melhor crédito habitação. Uma última passa por recorrer a especialistas registados no Banco de Portugal que fazem todo o trabalho por si e sem qualquer custo. Assim, por que não preencher o simulador de crédito habitação e ver como este serviço pode ser útil?

Sobre o autor

A Carteira

A Carteira é constituída por uma equipa de profissionais com muita experiência no setor financeiro. A nossa missão é ajudar as famílias a ter uma melhor relação com o dinheiro. Acreditamos que é possível poupar dinheiro, investir tempo e dinheiro na melhoria das nossas condições de vida. E estamos cá para ajudar com os conteúdos para que possa tomar as melhores decisões financeiras.

Deixe o seu comentário: